animais...

Número de animais mortos para carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Isto não inclui os bilhões de peixes e outros animais aquáticos mortos anualmente, pois o número é imensurável.

Baseado nas estatísticas de 2007 da FAO (Food and Agriculture Organization) Global Livestock Production and Health Atlas.

Coloque este contador em sua página »

domingo, 20 de abril de 2008




Gênesis 11:27-32 – 12:1-8 (leia aqui)

Nos dias que seguem ao dilúvio, a idolatria aumenta em medida assustadora (leia Josué 24:2). Porém desta vez Deus deixa o mal seguir o seu curso, Ele chama um homem para que se separe daquilo tudo. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu... e partiu sem saber aonde ia” (Hebreus 11:8). “Abraão partiu de olhos fechados, mas o Deus de glória estava conduzindo-o pela mão” (J.G.B. – veja também Atos 7:2). A ordem de Deus, acompanhada de uma sétupla promessa (vv. 2-3), é suficiente para fazê-lo partir. A obediência é algo contrário ao nosso instinto natural, mesmo quando sabemos a razão daquilo que nos está sendo requerido. Mas para obedecer sem a devida compreensão, partir sem saber qual é o seu destino, é preciso ter fé; noutras palavras: confiança absoluta nAquele que dá a ordem. Nas Escrituras, Abraão é o exemplo da fé. O que caracteriza a fé é a renúncia a coisas que se vêem, em troca de coisas que se não vêem (2 Coríntios 4:18). Em contraste com aqueles que edificaram cidades terrenas (Caim, os homens de Babel etc.), Abraão eleva seus olhares à cidade celestial, “da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). Esta expectativa faz dele um peregrino na terra. De agora em diante ele só teria sua tenda e seu altar (v. 8), marcas de peregrino e adorador. Esse é o duplo caráter que caracteriza os homens de fé em todos as épocas.

Gênesis 12:9-20 – 13:1-4 (leia aqui)
Abrão chega com Ló, seu sobrinho, à terra de Canaã. Mas a fome acomete aquela terra, e o patriarca desta vez não espera por instruções divinas: ele desce ao Egito. Observem para onde conduz esta falta de dependência: Abrão nega sua esposa e, mediante esta mentira, coloca-se numa situação crítica. Esta triste página da história nos mostra do que o crente mais fiel é capaz quando abandona o lugar onde Deus o colocou. Ele pode ser levado a negar o seu relacionamento com o Senhor. Pedro passou por esta dolorosa experiência. Ele tinha buscado a companhia do inimigo de seu Mestre e com isto perdeu toda a coragem de confessar o nome do Senhor Jesus (Mateus 26:69). E nós , redimidos pelo Senhor, também não ficamos por vezes envergonhados de dizer que pertencemos a Ele? (compare com 2 Timóteo 2:12-13).
Será que essa atitude, desastrosa para um homem de Deus, é ao menos de algum proveito para o mundo? Nem isso! A presença de Sarai no palácio só traz pragas sobre o Faraó e seu povo. Depois de o mundo lhe clamar “vai-te”, em um contexto bastante diferente da ordem que o Senhor lhe dera no versículo 1, Abrão retorna a Canaã, ao seu ponto de partida. Lá ele encontra novamente o altar; noutras palavras, ele retoma o seu relacionamento com Deus, algo de que não podia desfrutar enquanto estava no Egito.

Nenhum comentário: